domingo, 22 de setembro de 2013

Entrevista com Fixnow, o novo gerente da comunidade

Como a maioria deve saber, há alguns meses o até então gerente da Comunidade do NFS World foi despedido. Pouco tempo depois, foi anunciado que quem o substituiria seria uma pessoa de codinome "Fixnow".

O blog espanhol "Noticias NFSW", criado pelo jogador Razma, fez uma entrevista exclusiva com o novo Gerente da Comunidade. E nós do NFSW Dicas estamos trazendo na íntegra para vocês toda a entrevista, que pode ser conferida logo abaixo.


Para começar, o verdadeiro nome de "Fixnow" é Muhammad Al-Kaisy, e como já dito, se tornou recentemente o "Community Manager" (Gerente da Comunidade) do NFS World, apesar de já estar trabalhando na comunidade árabe há cerca de um ano. Ele tem 28 anos e é casado.

Muhammad Al-Kaisy, ou simplesmente "Fixnow", gosta de animais, porém no momento só tem um aquário de 120 litros com diferentes tipos de peixes e camarões, mas diz que gostaria de ter um gato, um furão, ou até mesmo um pequeno macaco.

Em relação ao trabalho, Fixnow é o Gerente da Comunidade de todos os jogos Play4Free da Easy Studios, o que inclui o NFS World.

Agora que já conhecemos um pouco sobre ele, vamos à entrevista:

Razma: Antes de mais nada, muito obrigado por estar compartilhando parte do seu tempo conosco para essa entrevista. Vamos começar do começo:

O que significa exatamente ser o Gerente da Comunidade (GC) do NFS World? Qual é o papel e objetivos desse cargo?

Fixnow: Obrigado pelo seu interesse em me entrevistar. Basicamente, o papel do Gerente da Comunidade é ser um link (ligação, ponte) entre a comunidade de jogadores e a empresa. Isso significa que o GC é quem transmite informações para dentro da empresa assim como também para os jogadores. Além disso, o papel de um GC é entreter os jogadores e mantê-los informados sobre as últimas novidades de seu jogos favoritos. Muito desse processo acontece por trás das cenas e algum dia provavelmente descreverei como tudo acontece.

Razma: Tenho notado que a sua forma de trabalhar é bem diferente dos antigos GC. Você tem como objetivo destacar fan-sites e torná-los mais populares?

Fixnow: Eu não acho que minha forma de trabalhar seja radicalmente tão diferente dos outros GC, mas eu certamente tenho minha própria filosofia ao tratar os clientes. Agora, repare que eu usei a palavra "cliente" e não "fã", e isso se deve a minha experiência no IKEA.

O que eu quero é que a comunidade se torne independente, e se torne consciente por si mesma. Não se trata de popularidade, e sim de entretenimento e suporte ao cliente, e nesse caso, quanto mais tivermos situações do tipo "ajude-nos que ajudamos você", melhor. A razão pela qual as pessoas continuam [jogando] é porque querem se divertir. Promover comunidades (fan-sites) e tentar se envolver faz parte desse processo de diversão.

Razma: Faz um bom tempo não temos um GC para a comunidade espanhola. A página inicial oficial do NFSW não é atualizada para a nossa língua (espanhol) desde Abril. Podemos esperar uma mudança em um futuro próximo?

Fixnow: Por enquanto não. O motivo é porque atualmente não temos um GC que fala espanhol e não podemos apoiar a comunidade espanhola sem uma pessoa que fale oficialmente essa língua.

Razma: O jogo está atualmente em um período de transição. Podemos saber quem está no comando do jogo no momento? Existe uma data estipulada para quando a Easy Studios irá assumir o jogo?

Fixnow: O jogo já completou a transição para a Easy Studios.

Razma: Nós sabemos que o cheating (ato de trapacear utilizando programas terceiros) é um dos maiores problemas do NFSW. Você sabe dizer que tipo de providência está sendo tomada em relação a esses jogadores? Apenas bani-los não foi o suficiente no passado.

Fixnow: Sim, um especialista já foi contratado para resolver essa questão, e provavelmente vai começar a trabalhar em uma solução em breve.

Razma: Em relação a nós, jogadores, o que deveríamos mudar em nosso comportamento para fazer uma melhor comunidade?

Fixnow: Pela minha experiência, eu não acho que a comunidade do NFS World seja ruim. Mas eu acho que a internet em geral é um lugar negativo. O que eu acho é que nós como seres humanos devemos tratar os outros melhor quando estivermos online. As pessoas acham que podem falar mal uma das outros na internet, mas o fato é que nenhuma delas faria isso caso estivessem cara a cara com outra pessoa.

Razma: Qual é a parte mais difícil em ser um Gerente da Comunidade? Você recebe muitas mensagens desagradáveis de jogadores irritados?

Fixnow: Na verdade não. A maioria das mensagens que recebo são de pessoas que precisam de ajuda técnica. Mas eu também recebo muitas mensagens de pessoas que querem ajudar a tornar a comunidade melhor. Nós esperamos estar no caminho certo para fazer isso.

Razma: E a parte boa? Os jogadores já te fizeram alguma grande surpresa?

Fixnow: A comunidade do NFS World é a mais fácil de se trabalhar, eu costumo receber vibrações positivas. A coisa mais incrível é quando escrevo algo no Facebook e recebo mais de 1000 comentários.

Razma: Provavelmente esse não é o melhor momento para perguntar, mas nós podemos esperar qualquer grande mudança no jogo em breve?

Fixnow: Não haverá grandes mudanças no jogo por enquanto. Mas o time de desenvolvedores está empenhado em fazer pequenas mudanças que visam melhorar a experiência do jogador.

Razma: Por último mas não menos importante, em nosso fórum existe um tópico que possuí uma petição para que o Mitsubishi Lancer Evolution X volte como dinheiro do jogo para o Vendedor de Carros. Você respondeu a um de nós que talvez no final de outubro poderíamos ter uma resposta mais concreta sobre isso. Mas eu sinto que você não estava apenas se referindo ao Evo X. Então, eu tenho que perguntar: o que vai acontecer no final de Outubro?

Fixnow: O que vai acontecer em Novembro é que teremos um novo Store Manager (Gerente da loja/Vendedor de Carros), e ele terá total controle sobre o que vender na loja. Isso significa que nós poderemos pegar suas sugestões e começar a aplicá-las na loja. Eu já percebi que o Evo X é um dos carros que as pessoas mais pedem [como dinheiro do jogo] e nós já comunicamos isso ao novo Store Manager e ao produtor.

Muito obrigado aos nossos clientes por estarem conosco por tanto tempo, e espero que tenham se divertido. Também um grande obrigado ao Razma por ter feito essa incrível entrevista, foi um prazer responder a todos as suas perguntas.

Razma: Novamente, muito obrigado por emprestar um pouco do seu tempo. Eu espero que você tenha achado as perguntas interessantes e que tenha gostado de respondê-las.

Eu acho, e não sou o único, que você está fazendo um ótimo trabalho como GC do NFSW. Eu realmente estou gostando de como está fazendo as coisas e das suas respostas simples. Continue com o bom trabalho e esperamos repetir isso em breve.


OBS: Atualmente, o gerente da comunidade do Brasil é o Cesar V. Crivelaro.

A entrevista original pode ser encontrada no seguinte link:
https://noticiasnfsw.wordpress.com/2013/09/19/exclusiva-entrevista-a-fixnow/

Você pode contribuir com o trabalho do Razma ao visitar seu blog e conhecer melhor seu trabalho.

Por: Camilo