Hospedagem

domingo, 3 de agosto de 2014

Review - Lamborghini Countach 5000QV


Introdução:

Considerado um dos carros mais emblemáticos dos anos 70 e 80, o Countach foi um superesportivo à frente de seu tempo. Projetado pelo estúdio Bertone e lançado em 1973, esbanjava modernidade: Foi o pioneiro das “Portas Tesoura” (ou “Lambo Doors”), design futurístico em forma de cunha (reproduzido por todos os sucessores) e desempenho que rondava os 300kmh. Tudo isso em época de crise do petróleo, gasolina cara e declínio de diversos carros esportivos.
A versão do NFSW é a Quattrovalvole, anunciada em 1985. Apresentava um motor V12 de 48 válvulas (quatro por cilindro) com 455cv, além de mudanças estéticas. Porém, atingia “somente” 292kmh, devido ao efeito de sustentação do aerofólio traseiro. No total, 2.042 unidades foram produzidas até 1990, ano de lançamento do Diablo.

Velocidade máxima:

O Countach atinge aproximadamente 265kmh sem nitro na Classe C, um valor aceitável. Entretanto, alcança um pouco mais de 300kmh sem nitro na Classe B, tornando-o útil para pistas de alta velocidade nessa restrição. Na Classe A pode superar os 350kmh com o uso do nitro e das melhores peças ultra.


Aceleração:

A aceleração do Countach é mediana e pouco inferior ao Porsche 911 RSR, e o nitro é fraco. Ainda assim se mostra suficiente para trajetos de média e alta velocidade. Com essas características, o Countach não é recomendado para Drags.

Dirigibilidade:

A dirigibilidade do Countach é eficiente. Apresenta respostas rápidas na direção e sempre se mantém firme, fazendo dele um carro previsível e fácil de controlar. É ágil em fugas, pois permite desvios repentinos e não ameaça capotar em impactos (seu peso, todavia, é apenas razoável). Sua frenagem é satisfatória, corrigindo facilmente os momentos de subesterço.
Interessante notar que, independentemente do nível das peças aplicadas, o comportamento do Countach muda sensivelmente. É um ponto positivo para quem pretende usá-lo em mais de uma classe, tornando o jogador bem habituado ao carro.

Preço:

O Countach custa 3000 Speedboost na versão White (com peças street tuned), 3500 Speedboost na versão Cop (com peças race tuned e skills 2 estrelas) e $ 900.000 em IGC, totalmente stock.

Conclusão:

Assim como outros clássicos da classe C e B, o Lamborghini Countach é um carro equilibrado. Ele não é agressivo em curvas como seu antecessor Miura, e não consegue ser violento como seu sucessor Diablo. É um veículo interessante para se aprender a pilotar satisfatoriamente sem abusos de powerups.
Caso o jogador consiga dominá-lo, será um inesperado incômodo aos seus rivais, especialmente em pistas que favorecem os pontos fortes do Countach, caso da Central Coast, restrita à classe B.

Informações sobre o colaborador:

Meu nickname no NFSW é HIPERVELOCE. Sou jogador desde 2011 e estou no servidor APEX.