domingo, 14 de setembro de 2014

Review - Porsche Panamera Turbo

Para aumentar sua participação no mercado automotivo mundial, a Porsche quebrou barreiras no início dos anos 2000 ao lançar o utilitário esportivo Cayenne. Em 2009, a marca alemã apostava novamente no segmento de luxo, com o Panamera. Seu formato fastback de quatro portas atraiu controvérsias, especialmente aos entusiastas mais puristas da Porsche. Porém, o Panamera é conhecido por unir espaço interno, refinamento e alta potência.

Mesmo pesando quase duas toneladas, o Panamera foi associado por muitos com o Porsche 911, em termos de desempenho. O motor V8 de 4,8 litros da versão Turbo rende 500cv, possibilitando ao carro chegar aos 100kmh em menos de quatro segundos. De fato, está entre os veículos mais velozes da marca, como também é um dos mais elogiados em sua categoria.


VELOCIDADE MÁXIMA

Na Classe B atingirá por volta de 265kmh sem nitro. É um valor muito baixo, pois nessa configuração estará praticamente stock. Na Classe A, com as melhores peças Ultra, alcançará 325kmh sem nitro e 350kmh com nitro, aproximadamente. São suficientes para pistas com poucas retas.

ACELERAÇÃO

O Panamera tem aceleração mediana, destacando-se em baixas velocidades com as relações curtas do câmbio. Em altas velocidades, porém, é prejudicado com a fraca sétima marcha. Seu nitro é fraco, portanto necessitará de skills Super Shot. Nessa característica, o Porsche é semelhante ao BMW M6, sem uso de powerups.

DIRIGIBILIDADE

Apesar das respostas apenas razoáveis da direção, o Panamera tem comportamento equilibrado e esterçamento amplo, capaz de contornar curvas em alta velocidade. Seus freios são excelentes, e é surpreendentemente ágil em circuitos como Ocean View. Mesmo com todos esses atributos, os números de handling do Panamera são excessivos, tornando o overall mais alto do que deveria.


DESEMPENHO EM DRAGS

Não se destaca em drags. O baixo giro do motor e o câmbio de sete velocidades não compensam sua baixa aceleração e fraco nitro.

DESEMPENHO EM TEAM ESCAPES

Os jogadores que possuem o Panamera percebem a queda brusca de velocidade em colisões pela falta de peso, ainda que seu porte pressupunha o contrário. Por outro lado, uma característica que passa despercebida por muitos é a sua força.

Ou seja, tem capacidade considerável para empurrar e destruir viaturas, que claramente apresentam dificuldades em encurralá-lo. Além disso, sua dirigibilidade garante desvios rápidos de tráfego. Com skills de perseguição e peças razoáveis, o Panamera pode ser um bom carro para fugas.

PREÇO

O Panamera na versão Gray (com peças Street Tuned) custa 4000SB. Sua versão igc Blue, quando disponível, custa $1.400.000.

CONCLUSÃO

Com seu overall um tanto otimista, resultado do alto valor de handling estabelecido, o Porsche Panamera não obtém chances de ser competitivo em corridas restritas, além de tornar sua relação custo-benefício desfavorável. Todavia, o Panamera apresenta desempenho convincente para um "Ex-Tier 2" com nitro fraco.

Sua dirigibilidade faz dele um veículo agradável em corridas sem restrição e fugas. O ronco do motor oito cilindros (compartilhado com o Ford Police Interceptor) tem forte sonoridade, e seu visual é polêmico, mas indiscutivelmente diferenciado. Portanto, o Porsche Panamera Turbo é umas das opções para sair do comum, visto que é relativamente raro encontrá-lo em rodagem livre e eventos multiplayer.

Por: Caio Daniel